top of page

O que é Resseguro? Entenda como funciona essa proteção para as seguradoras

  • Foto do escritor: Nova Feabri Seguros
    Nova Feabri Seguros
  • 10 de jul.
  • 1 min de leitura

O resseguro é o “seguro das seguradoras”. Ele funciona como uma transferência de risco, onde uma seguradora cede parte ou a totalidade de um risco assumido em suas apólices para uma ou múltiplas resseguradoras (conhecida no jargão como “painel de resseguradoras”).


Por que o resseguro é importante?


Previsibilidade e proteção financeira: ao transferir parte do risco, a seguradora principal se protege de grandes desvios da curva de riscos e/ou de sinistros que poderiam comprometer sua saúde financeira.


Estabilidade do mercado: o resseguro contribui para a estabilidade do mercado de seguros, diluindo o risco entre resseguradoras e evitando que uma única seguradora seja sobrecarregada por um sinistro de grandes proporções.


Ampliação da capacidade de subscrição: permite que as seguradoras assumam riscos maiores, oferecendo uma gama mais ampla de produtos e serviços aos seus clientes.


Como funciona o resseguro?

O processo de resseguro envolve a celebração de um contrato entre a seguradora cedente e a(s) resseguradora(s). Neste contrato, são definidas as condições da transferência de risco, como:


Tipo de risco: podem ser específicos (por exemplo, um terremoto) ou uma carteira de riscos.


Proporção do risco transferido: a seguradora pode transferir parte ou a totalidade do risco.


Preço do resseguro: o valor pago pela seguradora cedente à resseguradora.

Comentários


bottom of page